top of page

Cuidados com facas na cozinha

Cozinhar pode ser um maravilhoso hobby, uma atividade divertida e que traz grande prazer. Cada vez mais pessoas buscam o aprimoramento da técnica culinária e aprendem novas e elaboradas receitas. A cozinha tornou-se um local de convivência dos amigos e da família.

No entanto, é preciso estar muito atento ao manusear um utensílio fundamental: a faca. Quem cozinha sabe que, quanto mais afiada, melhor. Basta um descuido e as facas (bem como descascadores e raladores) podem cortar não só os ingredientes, mas as mãos ou dedos dos chefs de cozinha.

cuidados na cozinha

O que estes cortes podem provocar?

Cortes nas mãos e dedos podem ser superficiais e atingir somente a pele, provocando um sangramento local, que logo é estancado e em alguns dias já está cicatrizado.

Cortes mais profundos podem atingir um nervo, uma artéria ou um tendão.

Lesão no nervo será percebida pela alteração de sensibilidade na ponta do dedo, choques ou dormência. Na maioria das vezes, o tratamento é cirúrgico, sendo necessário enxerto de nervo nos casos mais graves.

Lesão arterial prejudica a irrigação sanguínea do dedo, levando ao que chamamos de isquemia (suspensão da irrigação sanguínea). Algumas vezes, são necessárias cirurgias de revascularização.

Lesão do tendão provoca a perda da posição normal de repouso dos dedos e a articulação não consegue se mover. Parecidos com elásticos, os tendões ligam músculos aos ossos e vivem sob tensão. Quando cortados, se separam completamente sendo impossível a cicatrização dos mesmos, sendo necessária uma intervenção cirúrgica.

O que fazer ao me cortar?

É recomendado lavar com água e sabão e fazer um curativo com gaze e esparadrapo, de forma a comprimir o local para diminuir o sangramento.

Caso seja uma lesão profunda, procure imediatamente um médico especialista em mãos. O correto tratamento precoce pode reduzir os riscos de sequelas como perda de movimento, perda de sensibilidade e, em situações extremas, até a perda do dedo. O especialista poderá recomendar curativos, cuidados hospitalares, reabilitação e até mesmo o tratamento cirúrgico.

Como posso prevenir esse tipo de acidente?

Use sempre facas secas. Facas molhadas podem ter resquícios de sabão e escorregar das mãos.

A posição correta para cortar é segurando o alimento com os dedos na vertical, não na horizontal. Sempre apoie os alimentos firmemente numa tábua e nunca corte nada segurando na mão. Atenção para a ponta da faca, ela também machuca.

Dobre a concentração ao utilizar utensílios cortantes na cozinha. O excesso de confiança e a força do hábito são grandes riscos. Evite assistir televisão ou conversar enquanto executa a tarefa de cortar. Esteja sempre atento! E conte com uma mão do seu médico especialista sempre que precisar.

Porque mãos dadas podem mais.

João Nakamoto

Dr. João Nakamoto

CRM 104.340

Formado em Medicina pela USP e especializado em Ortopedia e Traumatologia e em Cirurgia da Mão pela USP, responsável pelo Grupo de Mão e Microcirurgia da UNICAMP, médico do Núcleo de Cirurgia da Mão do Hospital Sírio Libanês e médico do Grupo de Mão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Posts Relacionados

Ver tudo

Você também vai gostar de ler: 

bottom of page