top of page

A mãozinha das órteses

As órteses são dispositivos aplicados a um segmento do corpo para promover seu funcionamento normal. Óculos e aparelhos dentários podem ser considerados órteses, por exemplo. Órtese não é prótese; a prótese substitui um segmento do corpo (como, por exemplo, a prótese de fêmur).


Na ortopedia especializada em mãos, a órtese é aplicada em punhos, mãos e dedos, em uma ou mais articulações, tendo como funções: estabilizar ou imobilizar uma região, prevenir ou corrigir deformidades, proteger contra lesões, trazer alívio total ou parcial do peso corporal ou da articulação e, fundamentalmente, ajudar na reabilitação funcional da mão.


mãos de orteses

E quais tipos de órteses existem?


As órteses podem ser feitas industrialmente, mas no tratamento de doenças das mãos, são, em geral, feitas sob medida para cada paciente. Quem costuma fazer as órteses são os terapeutas ocupacionais ou terapeutas de mão, pois elas são, frequentemente, usadas no processo de reabilitação. Com o progresso do tratamento, a órtese vai sendo ajustada, já que é confeccionada com um material com memória e possível a sua manipulação.


Os tipos de órteses variam de acordo com a necessidade do paciente. Existem as estáticas, articuladas (utilizadas para posicionamento do membro), as dinâmicas, (utilizadas para o fortalecimento de músculos) e as funcionais (que se encaixam na vida diária do paciente). Podem ser seriadas também, de forma a promover o ganho progressivo de amplitude de movimento. Elas podem ser feitas de material termoplástico ou neoprene, com suporte de velcros e/ou elásticos. Seja como for, as órteses devem ser confortáveis, de fácil colocação e limpeza. E, principalmente, livres de pontos de pressão.


Quais as vantagens no uso de órteses?


Entre as muitas vantagens, as órteses proporcionam tratamentos menos dolorosos, mais modernos e períodos de recuperação mais curtos, possibilitando um retorno mais rápido às atividades diárias.


Pergunte a seu médico especialista em mãos sobre as órteses. Elas podem dar uma bela mãozinha no seu tratamento.


Porque mãos dadas podem mais.


* Raquel Luz é Terapeuta Ocupacional do Instituto Vita e da Santa Casa de São Paulo e colaborou com o texto.


Fonte para o texto e para a foto: site www.terapiaocupacionalriopreto.blogspot.com.br, da Terapeuta de Mão Pryscilla Mychelle S. de Paula, de São José do Rio Preto-SP.

Agende uma consulta

Posts Relacionados

Ver tudo

Você também vai gostar de ler: 

bottom of page