Como o câncer de mama pode afetar suas mãos

O câncer de mama é o mais incidente nas mulheres, atrás apenas dos casos de câncer de pele não melanoma. Para 2017 a estimativa é de quase 58 mil novos casos.

 

Após o diagnóstico de câncer de mama, o médico mastologista pode indicar a cirurgia para
retirada de todas as células afetadas pelo tumor, chamada mastectomia ou quadrantectomia.

 

E como a cirurgia afeta o membro superior?


Nestes procedimentos, também são retirados os tecidos próximos (área de segurança) e geralmente é necessário o esvaziamento axilar, ou seja, a retirada dos linfonodos axilares (ou gânglios linfáticos). Estas estruturas são responsáveis pela imunidade local e pela drenagem dos líquidos excedentes do braço, e são retiradas porque as células cancerígenas podem se disseminar para outros órgãos por meio delas.


Desta forma, a cirurgia de tratamento do câncer de mama costuma afetar o membro superior do lado operado, podendo surgir edema ou linfedema.

 

O que é edema e linfedema?
 

O edema é um quadro muito comum de inchaço, que aparece no tórax e no braço do lado operado, decorrente do trauma causado pela cirurgia. Ele costuma regredir em poucos dias com a elevação do braço e a realização de exercícios indicados pelo médico mastologista. Já o linfedema é uma situação anormal e pode se tornar uma doença crônica, com necessidade de tratamento constante.

 

Como isso afeta as mãos?

 

Com a predisposição a um maior acúmulo de líquido local, aumenta a incidência de algumas patologias nas mãos e punhos, como Tendinite De Quervain, a Síndrome do Túnel e Dedo em Gatilho. 

 

Além do inchaço, também é comum que, após o tratamento cirúrgico, o braço e a mão do lado do corpo que não sofreu o estresse da cirurgia sejam sobrecarregados, ao serem mais requisitados na realização das atividades diárias. Assim, os tendões e os nervos da articulação das mãos e punhos podem ser afetados.


Se você passou por uma mastectomia ou quadrantectomia, informe seu médico mastologista se sentir dor, dormência, formigamento, rigidez, diminuição da força muscular e alteração da sensibilidade nos punhos, mãos e dedos. São sintomas importantes que precisam ser investigados.


Ele pode indicar a consulta com um ortopedista especialista em mãos, que poderá ajudar você a melhorar sua qualidade de vida, neste momento tão delicado de sua vida, ao fazer o correto diagnóstico e indicar o melhor tratamento para o seu caso. Porque mãos dadas podem mais.


Referência: A.C Camargo Cancer Center 

 

 

 

Dr. João Nakamoto

CRM  104.340

 

Formado em Medicina pela USP e especializado em Ortopedia e Traumatologia e em Cirurgia da Mão pela USP, responsável pelo Grupo de Mão e Microcirurgia da UNICAMP, médico do Núcleo de Cirurgia da Mão do Hospital Sírio Libanês e médico do Grupo de Mão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

 

Agende uma consulta.

 

 

Share on Facebook
Please reload

Você também vai gostar de ler: 

Please reload

ONDE ESTAMOS

CONSULTA PARTICULAR

FALE CONOSCO

Instituto Vita Unidade Higienópolis

Rua Mato Grosso, 306 – 1º andar 

Instituto Vita Unidade Morumbi

Praça Roberto Gomes Pedrosa, Portão 2

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

Ligue na Central de Atendimento

Instituto Vita

(011) 3123-8482

Segunda a sexta das 6h30 às 21h

Sábado das 7h30 às 12h30