Formigamento nas mãos: porque acontece

Podemos sentir o formigamento nas mãos e nos dedos em muitas situações, a maioria das vezes sem importância clínica. Pode ocorrer quando batemos o cotovelo com força em uma superfície dura, após uma corrida em um dia de frio, quando ficamos com os braços levantados por muito tempo ou simplesmente, quando dormimos em cima do braço.

 

 
Por que o formigamento acontece?

 

Formigamento é uma parestesia, ou seja, uma sensação cutânea subjetiva que acontecesse sem um estímulo do nervo envolvido.

 

Os nervos são estruturas semelhantes a cabos de energia, responsáveis por conduzir impulsos elétricos que geram a energia para o funcionamento de um músculo ou conduzir ao cérebro sensações como calor, frio, pressão e o toque que são captadas pelas terminações nervosas.

 

Quando existe alguma alteração nesse sistema, seja por uma lesão, compressão ou alteração do aporte sanguíneo, o formigamento aparece.


Quais doenças podem causar formigamento?


Podem causar formigamento:

  • Doenças associadas à pressão nos nervos, como síndrome do túnel do carpo, hérnia de disco ou osteoartrose da coluna cervical

  • Doenças associadas à dificuldade na circulação sanguínea, como inflamações, isquemias (até infarto)

  • Doenças metabólicas, como diabetes, hipotireoidismo, problemas renais, deficiência de vitaminas, por acometimento dos nervos periféricos

  • Traumas locais por qualquer tipo de acidente e infecções

Embora existam casos de formigamento que não significam problema algum, se ele for intenso, demorar muitos dias para desaparecer ou se surgir associado a outros sintomas como cansaço excessivo, dor no peito ou dificuldade para falar, é importante ir procurar auxílio médico.

 

Porque mãos dadas podem mais.

 

 

 

 

Dr. João Nakamoto

CRM  104.340

 

Formado em Medicina pela USP e especializado em Ortopedia e Traumatologia e em Cirurgia da Mão pela USP, responsável pelo Grupo de Mão e Microcirurgia da UNICAMP, médico do Núcleo de Cirurgia da Mão do Hospital Sírio Libanês e médico do Grupo de Mão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Share on Facebook
Please reload

Você também vai gostar de ler: 

Please reload

ONDE ESTAMOS

CONSULTA PARTICULAR

FALE CONOSCO

Instituto Vita Unidade Higienópolis

Rua Mato Grosso, 306 – 1º andar 

Instituto Vita Unidade Morumbi

Praça Roberto Gomes Pedrosa, Portão 2

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

Ligue na Central de Atendimento

Instituto Vita

(011) 3123-8482

Segunda a sexta das 6h30 às 21h

Sábado das 7h30 às 12h30