top of page

A origem do aceno

Um aceno é um movimento com a mão usado para cumprimentar o outro ou dizer adeus, ou para atrair a atenção de outra pessoa à distância.

Tipos diferentes de acenos

origem do aceno

As pessoas costumam acenar levantando a mão e movendo-a de um lado para outro. Outro aceno comum consiste em levantar a mão e repetidamente mover os dedos para baixo em direção da palma da mão.

O aceno real, também conhecido como aceno de cortejo, aceno de desfile ou aceno de Miss, é um gesto de mão em que se usa "os dedos em concha" e "o antebraço balançando lado a lado" ou "a mão vertical com uma leve torção do pulso". O gesto é executado frequentemente, em graus diferentes, por diferentes membros da família real britânica, sinalizando realeza, classe, elegância, contenção e caráter.

A origem do aceno

A Revista Superinteressante afirma que o aceno teve início na Grécia antiga. O registro mais famoso do gesto é o descrito na Ilíada, de Homero. Ao voltar de uma expedição, Ulisses é recebido assim pelos companheiros de acampamento.

Outros acreditam que sua origem esteja na necessidade de uma pessoa demonstrar à outra pessoa que estava desarmada: balançar as mãos seria um meio de mostrar que não havia armas escondidas na manga da camisa.

Seja qual for a sua origem, nada com um bom “tchauzinho” para simplesmente reconhecer a presença do outro.

João Nakamoto

Dr. João Nakamoto

CRM 104.340

Formado em Medicina pela USP e especializado em Ortopedia e Traumatologia e em Cirurgia da Mão pela USP, responsável pelo Grupo de Mão e Microcirurgia da UNICAMP, médico do Núcleo de Cirurgia da Mão do Hospital Sírio Libanês e médico do Grupo de Mão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Posts Relacionados

Ver tudo

Você também vai gostar de ler: 

bottom of page