A origem do aceno

Um aceno é um movimento com a mão usado para cumprimentar o outro ou dizer adeus, ou para atrair a atenção de outra pessoa à distância.

 

Tipos diferentes de acenos

 

As pessoas costumam acenar levantando a mão e movendo-a de um lado para outro. Outro aceno comum consiste em levantar a mão e repetidamente mover os dedos para baixo em direção da palma da mão.

 

O aceno real, também conhecido como aceno de cortejo, aceno de desfile ou aceno de Miss, é um gesto de mão em que se usa "os dedos em concha" e "o antebraço balançando lado a lado" ou "a mão vertical com uma leve torção do pulso". O gesto é executado frequentemente, em graus diferentes, por diferentes membros da família real britânica, sinalizando realeza, classe, elegância, contenção e caráter.

 

A origem do aceno

 

A Revista Superinteressante afirma que o aceno teve início na Grécia antiga. O registro mais famoso do gesto é o descrito na Ilíada, de Homero. Ao voltar de uma expedição, Ulisses é recebido assim pelos companheiros de acampamento.

 

Outros acreditam que sua origem esteja na necessidade de uma pessoa demonstrar à outra pessoa que estava desarmada: balançar as mãos seria um meio de mostrar que não havia armas escondidas na manga da camisa.

 

Seja qual for a sua origem, nada com um bom “tchauzinho” para simplesmente reconhecer a presença do outro.

 

Fontes: Revista Superinteressante e Wikipedia

 

 

 

Dr. João Nakamoto

CRM  104.340

 

Formado em Medicina pela USP e especializado em Ortopedia e Traumatologia e em Cirurgia da Mão pela USP, responsável pelo Grupo de Mão e Microcirurgia da UNICAMP, médico do Núcleo de Cirurgia da Mão do Hospital Sírio Libanês e médico do Grupo de Mão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Share on Facebook
Please reload

Você também vai gostar de ler: 

Please reload

ONDE ESTAMOS

CONSULTA PARTICULAR

FALE CONOSCO

Instituto Vita Unidade Higienópolis

Rua Mato Grosso, 306 – 1º andar 

Instituto Vita Unidade Morumbi

Praça Roberto Gomes Pedrosa, Portão 2

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

Ligue na Central de Atendimento

Instituto Vita

(011) 3123-8482

Segunda a sexta das 6h30 às 21h

Sábado das 7h30 às 12h30