top of page

Mãos dadas ajudam a reduzir a sensação de dor

É um instinto humano: em situações de dor ou medo, costumamos segurar a mão de outra pessoa para ter a sensação de segurança e conforto.

Os pesquisadores do Instituto de Ciência Cognitiva da Universidade do Colorado em Boulder investigaram o que acontece no cérebro quando damos as mãos.

Existe uma sincronização interpessoal

mãos dadas

Através de eletroencefalogramas e outros monitoramentos, o estudo mostrou que, diante de uma situação de dor, o organismo de uma pessoa pode espelhar fisiologicamente as características do organismo de quem ela se importa, quando postas lado a lado. Suas ondas cerebrais, batimentos cardíacos e ritmo da respiração ficam em níveis semelhantes, o que foi chamado de sincronização interpessoal.

Essa sincronia atinge o ápice quando as pessoas estão de mãos dadas. Com isso, há também a redução da percepção de dor. Isso é muito interessante, não é?

A importância do toque

Uma das explicações para este resultado é que o toque na pele entre seres humanos é um dos grandes gatilhos para a produção de oxitocina, hormônio que ajuda a reduzir sentimentos de ansiedade, dor e estresse.

Por isso, quando você estiver enfrentando situações difíceis, dê a mão a quem você confia.

Afinal, mãos dadas podem mais.

João Nakamoto

Dr. João Nakamoto

CRM 104.340

Formado em Medicina pela USP e especializado em Ortopedia e Traumatologia e em Cirurgia da Mão pela USP, responsável pelo Grupo de Mão e Microcirurgia da UNICAMP, médico do Núcleo de Cirurgia da Mão do Hospital Sírio Libanês e médico do Grupo de Mão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Posts Relacionados

Ver tudo

Você também vai gostar de ler: 

bottom of page