top of page

A história do artesanato

O artesão transforma a matéria prima em produto acabado, usando as próprias mãos.

Como tudo começou

A história do artesanato tem início com a própria história do homem. O artesanato existe desde quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica ou descobriu a técnica de tecelagem, no período neolítico que data 6000 a.C.

Por muito tempo, a partir do século XI, existiam na sociedade organizações chamadas Oficinas, em que o mestre-artesão, detentor de grande conhecimento, ensinava as técnicas manuais a seus aprendizes. Também foram criadas as Corporações de Ofício, organizações em que cada mestre-artesão representava sua cidade ou região e assim podia proteger seus interesses socioeconômicos.

Com a Revolução Industrial, houve certa desvalorização dos trabalhos manuais em detrimento da mecanização, que permitia a produção em escala.

O rico artesanato brasileiro

arteesanato

No Brasil, os índios foram os nossos mais antigos artesãos e suas técnicas são de estilo marcante como a cerâmica, pintura com tingimentos naturais, cestarias e arte plumária.

O artesanato brasileiro é um dos mais ricos do mundo e proporciona o sustento de muitas famílias e comunidades, sendo de extrema importância para a economia e para a cultura do nosso país.

Que as mãos dos artesãos estejam sempre fortes e saudáveis, para que continuem a fazer parte do folclore e a revelar usos, costumes, tradições e características de cada região.

Mãos dadas podem mais.

Fonte: Wikipedia

João Nakamoto

Dr. João Nakamoto

CRM 104.340

Formado em Medicina pela USP e especializado em Ortopedia e Traumatologia e em Cirurgia da Mão pela USP, responsável pelo Grupo de Mão e Microcirurgia da UNICAMP, médico do Núcleo de Cirurgia da Mão do Hospital Sírio Libanês e médico do Grupo de Mão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Posts Relacionados

Ver tudo

Você também vai gostar de ler: 

bottom of page