Terapeuta da mão, um grande aliado do cirurgião

A Reabilitação da Mão no Brasil começou na década de setenta. Ortopedistas cirurgiões da mão, viajando para outros países, tomaram conhecimento do trabalho do Terapeuta da Mão e trouxeram a ideia para cá, para oferecer uma melhor recuperação funcional das mãos após fraturas e lesões que envolvem ossos, músculos, ligamentos, nervos periféricos e articulações, e também em casos congênitos.

 

O Terapeuta da Mão é um profissional especializado, formado em Terapia Ocupacional ou Fisioterapia, com conhecimento adicional em anatomia funcional, biomecânica da mão e do membro superior, ergonomia e confecções de tecnologias assistivas. 

 

Tem conhecimento científico sobre os procedimentos clínicos e cirúrgicos, sobre cicatrização e cuidados com as feridas, cinesiologia e confecção de órteses (recursos terapêuticos auxiliares para posicionamento, e/ou proteção, prevenindo deformidades) e aplicação de bandagens para posicionamento, melhora da ação motora, restrição e mobilidade do membro.

 

Os benefícios da Terapia da Mão

 

A Terapia da Mão tem como benefícios o aumento da amplitude de movimento e da força de preensão e pinças, remodelagem cicatricial para prevenção de aderências e queloides, redução do déficit da sensibilidade, redução de edema e da dor e a prevenção da rigidez da articulação.

 

É fundamental para o restabelecimento das funções motoras e treino da motricidade fina e média, viso-motora, recuperando as habilidades de pegar, soltar, dissociar, manipular e executar uma atividade funcional.

 

É um trabalho em equipe

 

Apoiando-se em métodos de tratamento previamente discutidos com a equipe médica, o Terapeuta da Mão atua após procedimentos clínicos e cirúrgicos dos membros superiores.

 

Trabalha em conjunto com o ortopedista especialista em mão, em uma parceria fundamental para a melhor orientação do paciente, desde os cuidados pré-operatórios e durante todo o tratamento, promovendo a reabilitação no menor tempo possível.

 

O processo de reabilitação das mãos não é fácil e às vezes pode até ser dolorido. Por isso, a melhora de cada paciente é um verdadeiro trabalho em equipe, que envolve o médico, o terapeuta e também o próprio paciente, que precisa cooperar comparecendo às sessões indicadas e seguindo as recomendações médicas.

 

Por isso, acreditamos que mãos dadas podem mais.

 

Raquel Luz é Terapeuta da Mão da Santa Casa de São Paulo e do Instituto Vita e contribuiu com este texto.
@raquelferrazluz 

 

 

 

 

 

Dr. João Nakamoto

CRM  104.340

 

Formado em Medicina pela USP e especializado em Ortopedia e Traumatologia e em Cirurgia da Mão pela USP, responsável pelo Grupo de Mão e Microcirurgia da UNICAMP, médico do Núcleo de Cirurgia da Mão do Hospital Sírio Libanês e médico do Grupo de Mão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Share on Facebook
Please reload

Você também vai gostar de ler: 

Please reload

ONDE ESTAMOS

CONSULTA PARTICULAR

FALE CONOSCO

Instituto Vita Unidade Higienópolis

Rua Mato Grosso, 306 – 1º andar 

Instituto Vita Unidade Morumbi

Praça Roberto Gomes Pedrosa, Portão 2

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

Ligue na Central de Atendimento

Instituto Vita

(011) 3123-8482

Segunda a sexta das 6h30 às 21h

Sábado das 7h30 às 12h30