Porque a dor na mão que nunca deve ser ignorada

Veja só: os tendões que controlam o movimento dos dedos passam através de um canal estreito localizado no punho,  entre a mão e o antebraço, chamado túnel do carpo. Por este mesmo canal também passa o nervo mediano, que controla a sensibilidade de todos os dedos, com exceção do dedo mindinho e anular.

Portanto, uma inflamação ou inchaço nas mãos pode fazer pressão sobre esse nervo tão importante. Por isso, nunca devemos ignorar uma dor na mão.

 

O que causa a Síndrome do Túnel do Carpo?

A síndrome do túnel do carpo é uma das lesões que mais causa afastamento do trabalho. Pessoas com artrite reumatoide, diabetes e problemas da tireóide tem um risco aumentado de apresentar este problema, assim como gestantes, por causa da retenção de líquidos comum na gravidez.

 

Os esforços e os movimentos repetitivos que exigem a constante flexão do punho também podem provocar a síndrome.

 

 

Quais os sinais do problema?

Os sinais da Síndrome do Túnel do Carpo são típicos: dor, dormência e fraqueza especialmente nos três maiores dedos e no polegar, que são controlados pelo nervo mediano. Estes sinais nunca devem ser ignorados, pois quadros mais avançados da doença podem provocar incapacidade permanente.

 

Se você sentir dores persistentes nas mãos ou nos punhos, não demore a procurar um médico ortopedista especialista em mãos para te orientar em relação ao diagnóstico e o tratamento. Porque mãos dadas podem mais.

 

 

 

 

 

Dr. João Nakamoto

CRM  104.340

 

Formado em Medicina pela USP e especializado em Ortopedia e Traumatologia e em Cirurgia da Mão pela USP, responsável pelo Grupo de Mão e Microcirurgia da UNICAMP, médico do Núcleo de Cirurgia da Mão do Hospital Sírio Libanês e médico do Grupo de Mão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Share on Facebook
Please reload

Você também vai gostar de ler: 

Please reload

ONDE ESTAMOS

CONSULTA PARTICULAR

FALE CONOSCO

Instituto Vita Unidade Higienópolis

Rua Mato Grosso, 306 – 1º andar 

Instituto Vita Unidade Morumbi

Praça Roberto Gomes Pedrosa, Portão 2

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

Ligue na Central de Atendimento

Instituto Vita

(011) 3123-8482

Segunda a sexta das 6h30 às 21h

Sábado das 7h30 às 12h30