top of page

Porque a dor na mão que nunca deve ser ignorada

Veja só: os tendões que controlam o movimento dos dedos passam através de um canal estreito localizado no punho, entre a mão e o antebraço, chamado túnel do carpo. Por este mesmo canal também passa o nervo mediano, que controla a sensibilidade de todos os dedos, com exceção do dedo mindinho e anular.

Portanto, uma inflamação ou inchaço nas mãos pode fazer pressão sobre esse nervo tão importante. Por isso, nunca devemos ignorar uma dor na mão.


O que causa a Síndrome do Túnel do Carpo?

A síndrome do túnel do carpo é uma das lesões que mais causa afastamento do trabalho. Pessoas com artrite reumatoide, diabetes e problemas da tireóide tem um risco aumentado de apresentar este problema, assim como gestantes, por causa da retenção de líquidos comum na gravidez.


Os esforços e os movimentos repetitivos que exigem a constante flexão do punho também podem provocar a síndrome.


Tunel do Carpo

Quais os sinais do problema?

Os sinais da Síndrome do Túnel do Carpo são típicos: dor, dormência e fraqueza especialmente nos três maiores dedos e no polegar, que são controlados pelo nervo mediano. Estes sinais nunca devem ser ignorados, pois quadros mais avançados da doença podem provocar incapacidade permanente.


Se você sentir dores persistentes nas mãos ou nos punhos, não demore a procurar um médico ortopedista especialista em mãos para te orientar em relação ao diagnóstico e o tratamento. Porque mãos dadas podem mais.




João Nakamoto

Dr. João Nakamoto

CRM 104.340

Formado em Medicina pela USP e especializado em Ortopedia e Traumatologia e em Cirurgia da Mão pela USP, responsável pelo Grupo de Mão e Microcirurgia da UNICAMP, médico do Núcleo de Cirurgia da Mão do Hospital Sírio Libanês e médico do Grupo de Mão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Posts Relacionados

Ver tudo

Você também vai gostar de ler: 

bottom of page