top of page

Mãos e as doenças que podem trazer incapacidades

mãos incapacitadas

Algumas doenças das mãos são extremamente comuns e frequentes, com possibilidade de tratamentos bastante eficientes no controle dos seus sintomas. No entanto, se não forem acompanhadas adequadamente, podem evoluir e se manifestar de uma forma mais severa, com a chance de tornarem-se incapacitantes, com baixa perspectiva de reabilitação.

A presença delas e seu diagnóstico não são suficientes para denominá-las “incapacitantes”, mas é preciso ficar atento e fazer o acompanhamento de perto.

As principais doenças são:

  • Osteoatrite: é uma doença crônica degenerativa da cartilagem e dos ossos que pode afetar as mãos, causando dores articulares, limitando suas funções, com aparecimento de calos ósseos. Sua manifestação geralmente acontece na mulher por volta dos 55 anos e no homem por volta dos 45 anos

  • Tendinite: é uma inflamação de um ou mais tendões, que são as estruturas fibrosas que conectam os músculos aos ossos. Se não tratada corretamente, pode se tornar crônica e dificultar a execução de atividades rotineiras, como escrever, digitar ou mesmo girar a maçaneta de uma porta.

  • Síndrome do Túnel do Carpo: é a compressão do nervo mediano que provoca, em geral, dor, formigamento, dormência e falta de força, prejudicando o dia a dia.

  • DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho): é um quadro decorrente do desgaste da própria atividade profissional, quando a pessoa adoece por não tomar o devido cuidado na maneira de realizar suas atividades, ou não respeitar as pausas necessárias ao longo da jornada de trabalho.

Para que estas doenças não cheguem a um quadro grave de perda de função, é importante fazer a prevenção e o diagnóstico precoce. Assim que começam os primeiros sintomas de dor e desconforto nas mãos e punhos, as pessoas devem procurar um médico ortopedista especialista, que poderá fazer o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado.

Porque mãos dadas podem mais.

João Nakamoto

Dr. João Nakamoto

CRM 104.340

Formado em Medicina pela USP e especializado em Ortopedia e Traumatologia e em Cirurgia da Mão pela USP, responsável pelo Grupo de Mão e Microcirurgia da UNICAMP, médico do Núcleo de Cirurgia da Mão do Hospital Sírio Libanês e médico do Grupo de Mão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.


Posts Relacionados

Ver tudo

Você também vai gostar de ler: 

bottom of page