As mãos e suas habilidades representam uma grande contribuição na evolução da humanidade. Sua refinada sensibilidade permitiu o desempenho de tarefas precisas e complexas.
Com o avanço da medicina, as lesões e os traumatismos na mão ganharam uma abordagem especializada.
Mão: especialidade médica
As estruturas das mãos são tão delicadas que lesões nesta região requerem conhecimento anatômico detalhado, técnica cirúrgica de alta precisão, uso de implantes resistentes, porém delicados, e esforços de orientação para reabilitação funcional.
Por isso, a cirurgia da mão é uma especialidade médica com residência específica.
E o que é a Microcirurgia?
A microcirurgia é uma técnica cirúrgica baseada no uso de aparelhos de aumento (microscópio ou lupa cirúrgicos) e de instrumentos especiais para a manipulação de estruturas anatômicas de pequenas dimensões, na ordem de milímetros.
Essa técnica aumenta muito a precisão do procedimento, sendo indicada para conexão de pequenos vasos e das fibras de nervos lesados.
Com essa técnica é possível reimplantar dedos amputados, transplantar tecidos diversos e reconstruir perdas ocasionadas por acidentes, cirurgias oncológicas e infecções.
Quando necessário, conte com um ortopedista especialista em mãos. Porque mãos dadas podem mais.
Referência: Site do Hospital Sírio Libanês
Dr. João Nakamoto
CRM 104.340
Formado em Medicina pela USP e especializado em Ortopedia e Traumatologia e em Cirurgia da Mão pela USP, responsável pelo Grupo de Mão e Microcirurgia da UNICAMP, médico do Núcleo de Cirurgia da Mão do Hospital Sírio Libanês e médico do Grupo de Mão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.