top of page

Fatos interessantes sobre o polegar

Foi o desenvolvimento dos polegares ao longo da história evolutiva do homem que permitiu que pudéssemos manusear os mais diversos instrumentos com facilidade e precisão. Isso permitiu o uso do fogo, a construção de abrigos, o desenvolvimento de desenhos e da escrita.



Mãos escrevendo

A principal característica do polegar é o fato dele ser opositor, ou seja, fazer oposição aos demais dedos, sendo capaz de realizar rotação de 90° e ficar perpendicular em relação à palma das mãos, o que permite que o homem segure e manipule objetos com firmeza, destreza e precisão.


Curiosidades

  • Embora mostrar o polegar para cima seja um gesto compreendido em boa parte do mundo como algo positivo, em alguns países o sinal é visto como um insulto.

  • Durante a Guerra da Gália, o imperador Júlio Cesar ordenava que os polegares dos inimigos capturados fossem amputados, para que eles fossem incapazes de empunhar armas novamente.

  • Do início do século XIII até meados do século XIX, negociantes molhavam os polegares com saliva e pressionavam uns aos outros para simbolizar que um negócio havia sido selado.

  • Um estudo realizado na Universidade de Utah (EUA)revelou que, ao comprimir os dedos das mãos antes de dar um soco, protegemos os ossos dos braços contra possíveis danos provocados pelo impacto. Desta forma, os polegares tornam as mãos mais eficientes em situações de defesa e ataque.


Mãos dadas podem mais.

João Nakamoto

Dr. João Nakamoto

CRM 104.340

Formado em Medicina pela USP e especializado em Ortopedia e Traumatologia e em Cirurgia da Mão pela USP, responsável pelo Grupo de Mão e Microcirurgia da UNICAMP, médico do Núcleo de Cirurgia da Mão do Hospital Sírio Libanês e médico do Grupo de Mão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Posts Relacionados

Ver tudo

Você também vai gostar de ler: 

bottom of page