top of page

A linguagem por trás dos apertos de mão

Dar um aperto de mãos é um ato muito comum em todo o mundo, mas há fatos interessantes por trás deste costume. As pessoas o fazem de diferentes maneiras: há quem aperte a mão do outro de forma forte e confiante, há quem aperte de maneira leve e suave e há quem simplesmente... não aperte.

O livro “The Definitive Book of Body Language” (O livro definitivo da linguagem corporal), escrito por Allan e Barbara Pease, conta um pouco sobre os apertos de mão e os significados destes gestos.

aperto de mãos

O que significa as posições da mão na hora do cumprimento?

Quem estende a mão em direção ao outro com a palma virada para baixo busca ter o controle do encontro. O mesmo ocorre de forma inversa: quem posiciona a mão de forma inferior, com a palma voltada para cima, indica submissão.

Em apertos de mão feitos de forma lateral, em pose para foto, a vantagem é sempre da pessoa que fica do lado esquerdo do fotógrafo, pois o dorso de sua mão fica mais visível e encobre a mão da outra pessoa.

O cumprimento feito com duas mãos (uma mão apoiada sobre as outras duas que se apertam) demonstra intimidade e carinho, pois é uma forma de aumentar o contato físico. Segundo os autores do livro, esse aperto de mão é como se fosse um “abraço em miniatura” e deve ser dado apenas em situações em que um abraço seria aceitável.

Qual o aperto de mão ideal?

Para não intimidar a outra pessoa, é melhor estender a mão para o outro em posição vertical, demonstrando respeito e igualdade. Também é importante manter o contato visual e seguir a força do aperto que a outra pessoa indica, nem muito forte nem fraco demais.

Um médico especialista em mãos sabe bem a importância do contato nas mãos do outro - afinal, este é o seu trabalho diário! Como cuida de pessoas em momentos de fragilidade, se torna um ponto de apoio para ajudar a resolver os problemas que dificultam a ação e a interação do paciente no mundo.

Também sabe que a plena recuperação da força, habilidade e função das mãos é resultado do trabalho do cirurgião, de toda equipe médica, da equipe de reabilitação e, principalmente, do próprio paciente. Sabe que mãos dadas podem mais.

João Nakamoto

Dr. João Nakamoto

CRM 104.340

Formado em Medicina pela USP e especializado em Ortopedia e Traumatologia e em Cirurgia da Mão pela USP, responsável pelo Grupo de Mão e Microcirurgia da UNICAMP, médico do Núcleo de Cirurgia da Mão do Hospital Sírio Libanês e médico do Grupo de Mão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Agende uma consulta.

Posts Relacionados

Ver tudo

Você também vai gostar de ler: 

bottom of page