top of page

Projeto Samba com as Mãos

Para falar deste assunto, é preciso saber que existe uma série de nomenclaturas que são ultrapassadas, como “paralítico, especial, deficiente, portador de deficiência e de necessidades especiais”. Atualmente, os termos aceitos são “cego, surdo, cadeirante (informal) e pessoa com deficiência”.

Pessoas com Deficiência são pessoas

Segundo a Convenção da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, “pessoas com deficiência são, antes de mais nada, pessoas. Pessoas como quaisquer outras, com protagonismos, peculiaridades, contradições e singularidades. Pessoas que lutam por seus direitos, que valorizam o respeito pela dignidade, pela autonomia individual, pela plena e efetiva participação e inclusão na sociedade e pela igualdade de oportunidades, evidenciando, portanto, que a deficiência é apenas mais uma característica da condição humana”.

O Projeto Samba com as Mãos

projeto samba em mãos

Em 2016, foi criado o projeto “Samba com as Mãos” para incluir surdos e pessoas com deficiência auditiva no Carnaval de São Paulo.

Enquanto eles viam, do camarote, o colorido na passarela do samba e a movimentação dos foliões, as letras dos sambas de enredo passavam nos televisores instalados no mesmo ambiente, onde também havia intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) descrevendo as letras.

Este ano, as 14 agremiações do Grupo Especial tiveram seus sambas de enredo traduzidos pela equipe da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, que coordena o projeto.

Muito bacana. Mais um exemplo de que mãos dadas sempre podem mais.

Fonte: site da Liga SP

João Nakamoto

Dr. João Nakamoto

CRM 104.340

Formado em Medicina pela USP e especializado em Ortopedia e Traumatologia e em Cirurgia da Mão pela USP, responsável pelo Grupo de Mão e Microcirurgia da UNICAMP, médico do Núcleo de Cirurgia da Mão do Hospital Sírio Libanês e médico do Grupo de Mão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.


Posts Relacionados

Ver tudo

Você também vai gostar de ler: 

bottom of page