top of page

Terapeuta da mão, um grande aliado do cirurgião

A Reabilitação da Mão no Brasil começou na década de setenta. Ortopedistas cirurgiões da mão, viajando para outros países, tomaram conhecimento do trabalho do Terapeuta da Mão e trouxeram a ideia para cá, para oferecer uma melhor recuperação funcional das mãos após fraturas e lesões que envolvem ossos, músculos, ligamentos, nervos periféricos e articulações, e também em casos congênitos.


O Terapeuta da Mão é um profissional especializado, formado em Terapia Ocupacional ou Fisioterapia, com conhecimento adicional em anatomia funcional, biomecânica da mão e do membro superior, ergonomia e confecções de tecnologias assistivas.


Tem conhecimento científico sobre os procedimentos clínicos e cirúrgicos, sobre cicatrização e cuidados com as feridas, cinesiologia e confecção de órteses (recursos terapêuticos auxiliares para posicionamento, e/ou proteção, prevenindo deformidades) e aplicação de bandagens para posicionamento, melhora da ação motora, restrição e mobilidade do membro.

Terapia das mãos em crianças

Os benefícios da Terapia da Mão


A Terapia da Mão tem como benefícios o aumento da amplitude de movimento e da força de preensão e pinças, remodelagem cicatricial para prevenção de aderências e queloides, redução do déficit da sensibilidade, redução de edema e da dor e a prevenção da rigidez da articulação.


É fundamental para o restabelecimento das funções motoras e treino da motricidade fina e média, viso-motora, recuperando as habilidades de pegar, soltar, dissociar, manipular e executar uma atividade funcional.


É um trabalho em equipe


Apoiando-se em métodos de tratamento previamente discutidos com a equipe médica, o Terapeuta da Mão atua após procedimentos clínicos e cirúrgicos dos membros superiores.


Trabalha em conjunto com o ortopedista especialista em mão, em uma parceria fundamental para a melhor orientação do paciente, desde os cuidados pré-operatórios e durante todo o tratamento, promovendo a reabilitação no menor tempo possível.


O processo de reabilitação das mãos não é fácil e às vezes pode até ser dolorido. Por isso, a melhora de cada paciente é um verdadeiro trabalho em equipe, que envolve o médico, o terapeuta e também o próprio paciente, que precisa cooperar comparecendo às sessões indicadas e seguindo as recomendações médicas.


Por isso, acreditamos que mãos dadas podem mais.


Raquel Luz é Terapeuta da Mão da Santa Casa de São Paulo e do Instituto Vita e contribuiu com este texto. @raquelferrazluz


João Nakamoto




Dr. João Nakamoto

CRM 104.340

Formado em Medicina pela USP e especializado em Ortopedia e Traumatologia e em Cirurgia da Mão pela USP, responsável pelo Grupo de Mão e Microcirurgia da UNICAMP, médico do Núcleo de Cirurgia da Mão do Hospital Sírio Libanês e médico do Grupo de Mão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Posts Relacionados

Ver tudo

Você também vai gostar de ler: 

bottom of page