5 de maio foi eleito o Dia Mundial de Higienização das Mãos pela OMS (Organização Mundial de Saúde), para conscientizar a população sobre a importância de higienizar as mãos. A data foi especialmente escolhida, porque cinco é o dia e o mês da campanha, e também a quantidade de dedos das mãos.
As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos. O ato de levar as mãos auxilia na prevenção de uma série de doenças, tais como gripes, resfriados, diarreias, viroses em geral e algumas doenças bacterianas.
Água e sabão ou álcool em gel?
Ambos são eficazes na prevenção das infecções. O álcool gel é prático, pois permite higienizar as mãos sem o uso de água, mas não adianta quando há sujeira visível – nestes casos, as mãos devem ser lavadas com água e sabão.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) indica o uso de Água e Sabão nos seguintes casos:
Quando as mãos estão visivelmente sujas ou contaminadas
Ao iniciar o turno de trabalho
Após ir ao banheiro
Antes e depois das refeições
Antes do preparo de alimentos
Antes do preparo e manipulação de medicamentos
Já o uso de álcool em gel é indicado quando as mãos não estiverem visivelmente sujas e deve ser feito constantemente.
Então você já sabe: higienizar as mãos e deixã-las limpas é um procedimento simples e muito eficaz para evitar a transmissão de doenças. E não se esqueça: mãos dadas podem mais.
Dr. João Nakamoto
CRM 104.340
Formado em Medicina pela USP e especializado em Ortopedia e Traumatologia e em Cirurgia da Mão pela USP, responsável pelo Grupo de Mão e Microcirurgia da UNICAMP, médico do Núcleo de Cirurgia da Mão do Hospital Sírio Libanês e médico do Grupo de Mão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.