top of page

Mãos limpas evitam transmissão de doenças

5 de maio foi eleito o Dia Mundial de Higienização das Mãos pela OMS (Organização Mundial de Saúde), para conscientizar a população sobre a importância de higienizar as mãos. A data foi especialmente escolhida, porque cinco é o dia e o mês da campanha, e também a quantidade de dedos das mãos.


As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos. O ato de levar as mãos auxilia na prevenção de uma série de doenças, tais como gripes, resfriados, diarreias, viroses em geral e algumas doenças bacterianas.


Água e sabão ou álcool em gel?

Lavando as mãos

Ambos são eficazes na prevenção das infecções. O álcool gel é prático, pois permite higienizar as mãos sem o uso de água, mas não adianta quando há sujeira visível – nestes casos, as mãos devem ser lavadas com água e sabão.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) indica o uso de Água e Sabão nos seguintes casos:

  • Quando as mãos estão visivelmente sujas ou contaminadas

  • Ao iniciar o turno de trabalho

  • Após ir ao banheiro

  • Antes e depois das refeições

  • Antes do preparo de alimentos

  • Antes do preparo e manipulação de medicamentos

Já o uso de álcool em gel é indicado quando as mãos não estiverem visivelmente sujas e deve ser feito constantemente.


Então você já sabe: higienizar as mãos é um procedimento simples e muito eficaz para evitar a transmissão de doenças. E não se esqueça: mãos dadas podem mais.


João Nakamoto

Dr. João Nakamoto

CRM 104.340

Formado em Medicina pela USP e especializado em Ortopedia e Traumatologia e em Cirurgia da Mão pela USP, responsável pelo Grupo de Mão e Microcirurgia da UNICAMP, médico do Núcleo de Cirurgia da Mão do Hospital Sírio Libanês e médico do Grupo de Mão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Posts Relacionados

Ver tudo

Você também vai gostar de ler: 

bottom of page